O desenvolvimento do pensamento sistêmico de estudantes do Ensino Fundamental I da Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC

Autores

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Micro-organismos/células, Animais (ser humano), Plantas, Níveis de Conhecimento

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2009 a 2012. Trata-se de um estudo com crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Abrange a formação de conceitos científicos á luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Esse trabalho teve como objetivo investigar a compreensão sistêmica dos estudantes do Ensino Fundamental I para os conceitos de estrutura e funcionalidade de micro-organismos/células, vegetais e animais (ser humano), após participarem de atividades teórico-práticas investigativas na referida escola. A coleta de dados envolveu a observação participante com registros feitos com fotografias e notas de campo, sendo transcritos e analisados comparativamente em 4 Níveis de Conhecimento (NCs) conceitual ou sistêmico (NC1 a NC4). Para esses padrões, observamos um aumento gradativo na compreensão sistêmica dos estudantes sobre a estrutura e função de micro-organismos/células, animais (ser humano) e plantas.

Biografia do Autor

Darcy Ribeiro de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

01-05-2024